17 de julho de 2018

Armazenamento correto de alimentos

A forma como os alimentos são armazenados faz muita diferença em sua conservação. Porém, é bem comum, que com a falta de tempo e a correria do dia a dia, os bons hábitos de armazenamento sejam deixados de lado em nossas casas.

 

Então, como os alimentos devem ser guardados?

Pois bem, nem tudo se resolve quando colocamos os alimentos dentro da geladeira, alguns itens precisam essencialmente de luz natural e ventilação. Confira aqui alguns dos alimentos que, por costume, armazenamos na geladeira mais que, na verdade, não deveriam ficar lá:

 

Cebola

A umidade que há na geladeira faz com que a cebola amoleça com rapidez. É melhor armazenar em um local com menos luz e mais seco, dentro de sacos de papel abertos ou em superfícies de madeira. Importante também não as deixar perto das batatas, que colaboram para que apodreçam mais rápido.

 

Alho

Igualmente à cebola. A umidade faz com que o alho perca o sabor, crie aquela textura elástica e até mesmo crie mofo. Melhor armazenar da mesma forma que a cebola.

 

Mel

O mel é um item que não precisa ir à geladeira, nem mesmo após ser aberto. Se colocado na geladeira, pode engrossar e cristalizar o açúcar. Armazene dentro do armário da cozinha ou mantenha junto com os seus itens do café.

 

Batatas

Na geladeira, o amido da batata se transforma em açúcar e muda de sabor, de cor e de textura. Por isso, opte por guardar esse item em um local com menos luz, fresco e arejado.

 

Pão

Na geladeira o pão resseca muito. Porém, congelá-lo pode ser uma opção para ser consumido em até quatro dias - tempo máximo recomendado para consumo.

 

Café

Colocar o pó de café na geladeira não é um problema. Porém, o café absorve os odores de outros alimentos, dentro da geladeira, e por isso, é melhor deixá-lo em um recipiente bem fechado em local seco.

 

Tomate

Parece que o destino mais certo para armazenar o tomate é a geladeira, mas esse é um grande erro. As temperaturas mais baixas afetam sua estrutura celular e interferem na textura e no sabor. Guarde os tomates em local com sombra e em temperatura ambiente.

 

Banana

Se você quiser que a banana demore mais tempo para amadurecer: pode colocá-la na geladeira. Para que ela amadureça mais rápido, pode mantê-la em ambiente fora de refrigeração. Uma dica para que amadureçam mais rápido: deixe-as junto com maçãs.

divide