Dieta ideal para diabéticos
07 de novembro de 2018

Dieta ideal para diabéticos

Por se tratar de uma doença crônica, o diabetes exige muito mais do que medicação para que as pessoas com essa doença tenham qualidade de vida. Atualmente o Brasil registra 12 milhões de diabéticos, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), e com isso faz-se muito importante uma dieta balanceada somada a uma rotina de exercícios físicos, tudo com supervisão de especialistas.

Quando pensamos na dieta dos diabéticos, logo nos vem à mente uma alimentação cheia de restrições. Porém, isso é um equívoco, pois a diversidade de alimentos – sobretudo naturais – contribui muito para a estabilização do nível glicêmico do sangue.

 

Confira os pontos mais importantes da dieta:

 

  1. O café da manhã é a principal refeição para todas as pessoas, especialmente para os diabéticos. A refeição ajuda a evitar ganho de peso, pois ajuda a regular a sensação de saciedade durante o dia. É essencial ao diabético não pular nenhuma refeição.
  2. A banana está liberada na dieta, porque é uma fruta rica em fibras e minerais, como potássio e magnésio. Ela precisa ser ingerida, no entanto, dentro de uma dieta equilibrada e um especialista deve indicar qual a quantidade que pode ser consumida semanalmente.
  3. O consumo de sal deve ser o menor possível. Isso porque o sódio faz com que o coração bombeie sangue mais rapidamente, o que leva a um aumento da pressão sanguínea.
  4. É indicado fazer refeições fracionadas durante o dia. Com isso, a pessoa mantém equilibrado o nível de açúcar no sangue e evita o consumo de quantidades exageradas de alimento, algo comum quando se passa muito tempo sem comer.
  5. Frituras devem ser deixadas de lado e dar lugar para alimentos assados e grelhados.
  6. Os produtos diet não estão totalmente liberados. Eles também possuem carboidratos, que elevam o nível glicêmico do sangue. Devem ser consumidos sob orientação de um especialista.
  7. As frutas são essenciais na dieta de quem tem diabetes e aquelas que têm bagaço são ainda melhores, pois são ricas em fibras, que conferem maior saciedade.  Devem ser consumidas com moderação, de preferência ao natural. As menos calóricas são melhores opções.
  8. Evite consumir frutas em forma de suco. Durante o preparo são usadas muito mais frutas para uma porção. Além disso, as fibras ficam de lado nesse tipo de preparação e são elas que ajudam a diminuir a absorção do açúcar pelo organismo.
  9. Substitua o leite integral pelo desnatado, que tem menos gordura. O mesmo vale para os derivados.
  10. A carne vermelha é muito importante na dieta, por causa da grande quantidade de proteínas, ferro e vitamina B12. Mas prefira os cortes magros, que possuem menos gordura saturada, como o lagarto, o patinho e a alcatra.
  11. Entre as carnes brancas, o peixe é o mais indicado, especialmente o salmão e a sardinha, fontes de ômega 3.

 

Conte conosco para encontrar alimentos de ótima qualidade e com preços excelentes para sua dieta!

 

Fonte de pesquisa: Jasmine Alimentos

divide